Localidades

Localidades › Morro das Margaridas


Normalmente levamos nossos visitantes em um dos percursos abaixo relacionados. Escolha o de sua preferência e venha nos visitar em 2012!

1) Circuito do Engenho - em 1575 o Horto abrigou um dos primeiros engenhos de açúcar da cidade do Rio de Janeiro. Uma ruína situada no Morro das Margaridas e seu entorno evidenciam parte dessa história.

2) Circuito Kubitschek - em 1961 o presidente Juscelino Kubitschek inaugurou a Escola Municipal Julia Kubitschek, no Caxinguelê e era frequentador do Arboreto Rotary que se situava onde hoje funciona o Serpro. Caminhe conosco do Caxinguelê ao Grotão e fique sabendo mais sobre esse ilustre personagem da História do Brasil e sua relação com os moradores do Horto Florestal.

3) Circuito das Árvores ancestrais - o Horto é uma região ocupada por colonos e colonizados desde o século XVI. Entre os nativos, africanos e afro-brasileiros era comum a prática de costumes ancestrais nas matas e rios do local. O caminho das árvores vai da Mangueira centenária da Estrada Dona Castorina ao Jequitibá ancestral da mata atrás do Solar da Imperatriz. O percurso inclui uma trilha leve pela mata e recomenda-se que os visitantes levem àgua para o consumo.

4) Circuito operário - No início do século XX o Horto abrigou 4 importantes fábricas de tecido: a pioneira Chácara do Algodão, a Fábrica Carioca de Tecidos, a América Fabril e a Toalheiro Brasil que funciona até hoje. Nesse percurso é possível conhecer onde funcionavam as fábricas, suas vilas operárias e toda uma infra-estrutura socio-cultural entorno desse pólo fabril (escola, teatro, clube desportivo, hospital). O circuito guarda também memórias de parte dos movimentos sociais comunista e anarquista da época. Além disso, ainda hoje funciona no Horto a primeira filial brasileira da Toalheiro Brasil/ ALSCO, fundada em 1944 na rua Marquês de Sabará. Vale conferir...  

Para agendar visitas entre em contato pelo email: contato@museudohorto.org.br



Matérias em: Ruína da Senzala

Casa Grande e Senzala

O Horto Florestal foi habitado desde 1578 quando o Engenho D´El Rey -depois chamado de Engenho Nossa Senhora da Conceição da Lagoa- iniciou suas atividades ali. Algum tempo depois, já no século VII, foi construída a sede da Casa de engenho, uma estrutura …

Quilombos não se inventam; eles existem historicamente

cabe esclarecer que quilombos não se inventam, mas são historicamente construídos e identificados segundo uma realidade histórica específica, a qual remonta ao tempo da escravidão brasileira. Algumas populações quilombolas mantiveram suas tradições …

Trailer do documentário Horto: lugar de memórias

Temas: Suportes: Vídeos
TRAILER 13,31 mins | DOCUMENTÁRIO | RIO DE JANEIRO | 2010 http://www.youtube.com/watch?v=N3-6hprqmpg&feature=player_embeddedSINOPSE:A idéia de realizar um documentário com os moradores mais antigos do Horto atende ao propósito de gerar material histórico …

Os percursos do Museu do Horto

Temas: Suportes: Lugares Monumentos
1) Percurso da Chácara do Algodão: Da Rua Von Martius até a Pracinha da Rua Stella. Inclui o casario tombado pelo Iphan das vilas operárias das antigas fábricas de tecido Carioca e América Fabril, a memória do lugar em que a própria fábrica existiu e …