Localidades

Localidades › Dona Castorina

Tia Elza, importante matriarca do Horto, rainha do samba e das feijoadas que ganharam seu nome e inspiraram uma tradição na comunidade, foi entrevistada em setembro de 2004 pela Revista JB em Folhas e falou sobre seu costume culinário, seu envolvimento com a música e a cultura do Horto, assim como mostrou a sua relíquia: uma colher do tempo dos escravos, encontrada no leito do Rio dos Macacos nos anos 1960.


























Tia Elza, importante matriarca do Horto é 
matéria do JB em Folhas, em setembro de 2004.

Matérias em: Dona Castorina

Domingo no Parque

Temas: Suportes:
Domingo no ParqueNestes dias pude perceber na minha rua, situada no Horto Florestal, o considerável aumento do fluxo de visitantes ao Parque Nacional da Tijuca em relação aos anos anteriores. Com isso também aumenta o risco …

Domingo no Parque

Temas: Suportes:
Domingo no Parque Nestes dias pude perceber na minha rua, situada no Horto Florestal, o considerável aumento do fluxo de visitantes ao Parque Nacional da Tijuca em relação aos anos anteriores. Com isso também aumenta o risco de acidentes, sejam nas estradas …

Manifestação de 15 de julho de 2012 no Jardim Botânico

Temas: Resistência Suportes: Depoimentos
"Aqui vamos nós ! Um punhado de moradores, idosos, jovens, homens ,
mulheres e crianças, negros, brancos, indios, mestiços – gente de uma “
tribo” pacífica que está a ser atacada vilmente por uma elite
preconceituosa e políticos desqualificados. …

Mangueira ancestral

Temas: Religião Botânica Suportes:
Essa mangueria, situada na primeira curva da Estarda Dona Castorina é um iroco, árvore-divindade para a cultura africana. 

Percurso com IBRAM e PUC-Rio em 3 de junho de 2011

No sábado, dia 3 de junho de 2011, o Museu do Horto recebeu a visita de Mário Chagas, diretor do IBRAM e de estudantes da PUC-Rio. Nos encontramos no Caxinguelê, subimos o Morro das Margaridas, pegamos o caminho do Aqueduto em direção ao Hortão para seguir …

Tia Elza, matriarca do Horto é matéria da revista JB em folhas

Temas: Arqueologia Suportes: Fotografias
Tia Elza, importante matriarca do Horto é matéria da revista JB em Folhas, em setembro de 2004.

Os percursos do Museu do Horto

Temas: Suportes: Monumentos Lugares
1) Percurso da Chácara do Algodão: Da Rua Von Martius até a Pracinha da Rua Stella. Inclui o casario tombado pelo Iphan das vilas operárias das antigas fábricas de tecido Carioca e América Fabril, a memória do lugar em que a própria fábrica existiu e …