Localidades

Localidades › Solar da Imperatriz

O projeto de Capoeira do Horto é uma parceria do Museu do Horto com o Grupo Igualdade de Capoeira, fundado e dirigido pelo Mestre Camurça. O projeto no Horto teve seu início em fevereiro de 2011, com o intuito de desenvolver o aprendizado da capoeira entre as crianças e jovens da região do Horto Florestal. Hoje ele já conta com mais de vinte (20) alunos (4 deles batizados) e tende a ampliar sua capacidade. Para comemorar seu sucesso inicial e planejar a sua continuidade, foi organizado o evento beneficente da Roda de Capoeira no Jequitibá ancestral e da Feijoada da Tia Elza (divulgação do projeto e angariação de fundos).

Ainda que a feijoada da Tia Elza tenha tido uma nobre causa, um grupo de moradores vizinhos da Tia Elza -uma das maiores matriarcas do Horto- articulou e mandou a polícia entregar na manhã do evento uma liminar tentando acabar com a nossa festa ( veja documento )... Ora, vemos essa história se repetir há séculos não é mesmo?

A alegria de um pagode diurno com a melhor feijoada do Rio de Janeiro num domingão ensolarado deve incomodar bastante as mentes preconceituosas de determinados segmentos da sociedade, os quais historicamente tentam impor um modelo de civilização que julgam superior mas que nunca se efetiva, exatamente porque a cultura negra é tão resistente que sobrevive e se re-inventa a partir de seus ícones e símbolos de pertença. Historicamente...

Esses vizinhos da Tia Elza conseguiram abalar o nosso humor por alguns momentos mas não nos fez desistir. Eles definitivamente não conhecem a história de resistência do lugar em que moram há tão pouco tempo e com o qual não possuem nenhuma identidade... Desconhecem o ethos combativo dos moradores do Horto. Com toda a ginga da capoeira e do samba, levamos a feijoada para o Clube Caxinguelê e ali fizemos soar os tambores!

Realizamos o nosso evento com toda a disposição que encontramos em nosso sangue guerreiro. Primeiro subimos o morro rumo ao capoeirão do Jequitibá ancestral, onde fizemos uma linda roda de capoeira e a ressacralização do lugar. Em seguida, descemos para o Clube Caxinguelê, onde o feijão e o pagode já nos esperavam a todo vapor. As fotos atestam o êxito do empreendimento. 



Matérias em: Trilhas históricas

Apresentação Museu do Horto revela histórias

PDF/ALERJ_2013.pdf

Museu do Horto recebe visita de produtor do documentário Obama in Ghana

Temas: Suportes: Fotografias
No dia 20 de fevereiro a equipe do Museu do Horto recebeu o Sr, Tony Regusters, diretor executivo da The Diaspora Report Newsmagazineeos nossos parceiros do IBADÁ João Benício e Luiz Henrique para uma caminhada na trilha quilombola. …

Depoimento de Ana Lucia Camphora

No final do ano de 1986, o Horto Florestal abrigou um programa pioneiro orientado para a valorização das florestas urbanas da cidade do Rio de Janeiro. A Fábrica de Ar enfatizava o papel ativo das florestas na qualidade de vida e na segurança da população, …

Percurso Gávea quilombola com Museu Sankofa da Rocinha

No dia 4 de fevereiro de 2012 as equipes e parceiros do Museu do Horto e Museu Sankofa da Rocinha reuniram-se numa caminhada, a fim de identificar e mapear sítios históricos nas matas da Gávea Quilombola. A trilha teve início no Parque da Cidade e terminou …

Grupo Igualdade na Capoeira do Jequitibá ancestral 6

Temas: Resistência Suportes: Vídeos

Grupo Igualdade na Capoeira do Jequitibá ancestral 5

Temas: Resistência Suportes: Vídeos

Ressacralização da Capoeira do Jequitibá ancestral

Temas: Resistência Ritos Suportes: Vídeos

Leitura do poema Quilombo na Roda do Jequitibá ancestral

Temas: Resistência Suportes: Vídeos

Depoimento Luizinho Caetano sobre a Capoeira do Jequitibá

Temas: Botânica Suportes: Vídeos

Grupo Igualdade na Capoeira do Jequitibá ancestral

Temas: Resistência Suportes: Vídeos

Grupo Igualdade na Capoeira do Jequitibá ancestral

Temas: Resistência Suportes: Vídeos

Grupo Igualdade na Capoeira do Jequitibá ancestral 2

Temas: Resistência Suportes: Vídeos

Grupo Igualdade na Capoeira do Jequitibá ancestral 1

Temas: Resistência Suportes: Vídeos

Festa da Capoeira - Roda na mata e Feijoada beneficente

Temas: Resistência Ritos Suportes: Fotografias
O projeto de Capoeira do Horto é uma parceria do Museu do Horto com o Grupo Igualdade de Capoeira, fundado e dirigido pelo Mestre Camurça. O projeto no Horto teve seu início em fevereiro de 2011, com o intuito de desenvolver o aprendizado da capoeira…